Home office: entenda as vantagens e veja como aplicar na sua empresa
Pesquisas apontam que o modelo de trabalho deve prevalecer mesmo após a pandemia
Inegavelmente, a crise do coronavírus realizou mudanças muito importantes em empresas de diferentes segmentos. Mas, sem dúvida, a principal delas foi transformar o home office em um modelo de trabalho possível e cheio de vantagens.
Aliás, esta possibilidade já era considerada em muitos negócios, mas durante a pandemia ela deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma tendência que deve continuar até mesmo após o fim do isolamento social.
Mas por quais motivos o home office conquistou tantas empresas e tem tudo para ser uma realidade em diversas áreas?
É sobre isso que queremos falar neste texto, que vai mostrar as principais vantagens deste tipo de trabalho.
Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!
O que é home office?
Também conhecido por trabalho remoto ou teletrabalho, o home office é o modelo de serviço que permite à equipe trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha algumas ferramentas como computador, telefone e conexão com a internet.
Não é de hoje que esta modalidade vem crescendo no país. Afinal, a expansão da internet e da transformação digital no mundo dos negócios trouxe novas possibilidades e tornou feitos como este muito mais simples.
Mas, de fato, a forma de trabalho cresceu consideravelmente durante a pandemia, pois o distanciamento social determinou algumas mudanças anteriormente consideradas distantes, mas que se provaram muito eficientes durante este período.
De acordo com a pesquisa Covid-19 Consumer Study, da IBM, o trabalho remoto agradou a maioria dos brasileiros. Aliás, o resultado divulgado no fim do mês passado mostrou que 52% dos profissionais desejam continuar trabalhando em casa ou com idas ocasionais ao local de trabalho. Além disso, especialistas apontam que o home office ajuda a reduzir o estresse das equipes e aumenta a produtividade dos funcionários. Segundo um estudo da Evolking Workforce, 54% dos brasileiros acreditam ser mais produtivos trabalhando desta maneira.
Vantagens do trabalho remoto
Certamente, você conhece alguém que trabalha em home office ou talvez você mesmo esteja prestando este tipo de serviço.
Mas você sabe quais são suas principais vantagens?
Primeiramente, queremos destacar que o modelo pode beneficiar tanto a empresa quanto os profissionais.
Por exemplo, uma pesquisa desenvolvida pelo site Indeed, revelou que os negócios conseguem reduzir custos operacionais, aumentar o engajamento e reduzir em até 50% a taxa de absenteísmo.
Mas, além disso, existem outras vantagens que mostram os motivos do home office ter conquistado tanta gente. Confira a seguir!
Flexibilidade
Um dos grandes benefícios do home office é a flexibilidade para organizar o tempo e as tarefas que devem ser realizadas diariamente.
Além disso, em casos de imprevistos, basta estender um pouquinho o horário para compensar ou escolher o momento mais produtivo para realizar o trabalho.
Qualidade de vida
De fato, com o tempo economizado com o deslocamento até o local de serviço, o profissional pode aproveitar para realizar tarefas que goste, como esportes, culinária ou até mesmo passar mais tempo com a família. Desse modo, é possível melhorar a saúde mental e, por consequência, a qualidade de vida.
Conforto e comodidade
Sem dúvida, umas das maiores vantagens destacadas pelos profissionais que atuam em home office é o conforto. Pois trabalhando em casa, você pode organizar o seu "escritório" da maneira que deseja, tendo ainda mais motivação para o trabalho diário.
Da mesma forma, esta modalidade elimina a necessidade de deslocamento até a empresa, o uso de transporte público e horas de engarrafamento. Assim, o colaborador consegue iniciar a sua jornada mais relaxado e produtivo.
3 passos para adotar o home office na sua empresa
Conforme já citamos, a crise do Covid-19 vem reformulando hábitos e rotinas. Portanto, com o home office, profissionais de diferentes empresas conseguiram manter o seu trabalho e cuidar da saúde neste momento tão delicado.
Por isso, queremos dar algumas dicas para os negócios que desejam migrar para este modelo de serviço. Veja 3 passos essenciais para aderir ao home office:
Analise as condições
O primeiro passo é analisar os aspectos legais e as necessidades deste tipo de trabalho.
Além disso, avalie se a sua demanda pode ser cumprida através desta modalidade e se toda a sua equipe está preparada para o desafio. Pois ele exige uma mistura de responsabilidade, dedicação e confiança entre todos.
Determine metas claras
Para começar, o recomendado é uma boa conversa com a equipe. Desse modo, a dica é definir como serão feitos os trabalhos, quais horários devem ser cumpridos e como serão realizadas as reuniões para alinhamento de determinadas tarefas.
Com as metas definidas, é possível estabelecer limites que sejam vantajosos para ambos os lados.
Mantenha a boa comunicação
Sem dúvida, é primordial que a comunicação entre a empresa e os funcionários esteja ainda mais alinhada durante o home office.
Portanto, se você deseja que seus colaboradores trabalhem desta forma, certifique-se de que é possível manter o contato periódico, através de conversas diárias e reuniões necessárias. Assim, é possível se manter presente, mesmo distante.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais conteúdos que podem ajudar a sua empresa!