Certificado Digital: Você sabe como aproveitar o seu Certificado Digital na prática?!
certificado-digital

Certificado Digital

Os Certificados Digitais e-CPF e e-CNPJ (modelos A1 ou A3) podem ser usados para Assinar Contratos, Procurações, Emissão de documentos pessoais como CNH digital, Passaporte e Diplomas universitários, Imposto de renda; Notas fiscais; Contratos de câmbio; Leilões eletrônicos; Relacionamento com a Receita Federal, e outros usos variados (a lista não para de crescer). Tudo, de qualquer lugar do mundo, com menos burocracia, mais agilidade e maior segurança. Vai abrir, alterar ou encerrar sua empresa?

Hoje, podemos realizar constituições, alterações e baixas de empresas, tanto nas Juntas Comerciais quanto nos Cartórios de Registro, de forma totalmente digital, não sendo mais necessário imprimir, coletar assinaturas manuais de todos os sócios, reconhecer firma em cartório. Nada disso! Se os sócios possuírem Certificado Digital e-CPF, todo processo pode ser feito de forma eletrônica sem necessidade de deslocamento, trazendo agilidade no envio e na conferência do processo pelos órgãos de registro. Basta que os documentos estejam em PDF e as assinaturas dos participantes sejam realizadas no Portal de Assinaturas. Os contratos seguem com chancela digital e QR Code, para a validação de qualquer interessado. Mas, é o mesmo que assinatura eletrônica? Não! Apesar de estarem interligadas, a assinatura eletrônica é qualquer tipo de assinatura que é feita eletronicamente. Pode ser rabiscada em papel por meio de um programa e enviada a outra pessoa. Já a assinatura realizada com Certificado Digital conta com duas chaves criptográficas.

O amanhã, hoje! São inegáveis os diversos benefícios das assinaturas com Certificado Digital. Não seria esse o “Maravilhoso Mundo Novo”, sem papel e “nas nuvens”, que as empresas, corporações e órgãos do governo já estão vivendo, e que tende a dominar os próximos anos? Em nossa opinião, será um caminho sem volta. E estamos prontos para percorrê-lo junto com você. Pois, para ir além, é preciso estar bem assessorado.