Apoio e conscientização: Setembro Amarelo no mundo Corporativo
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência entre jovens.
Falar sobre o Setembro Amarelo, é uma forma de abordar uma série de questões. Em especial, em relação à saúde mental, que é a principal responsável por influenciar o comportamento das ações das pessoas.
Sabendo a importância de falar sobre esse assunto em um ambiente corporativo, como em qualquer outro lugar, a Lógica, com certeza não deixa de promover cuidado e ações com os seus colaboradores durante o ano todo.
Por isso, nesse artigo de hoje, vamos nos profundar mais nessa campanha que salva vidas, e te dar algumas orientações para implementar em sua empresa e melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários!
Então, para ter todas essas informações, continue a sua leitura e confira!
Dicas da Lógica para você cuidar da saúde mental dos seus colaboradores o ano todo!
Apesar de ser um assunto muito sensível, não tenha dúvidas de que ele precisa ser discutido dentro de um ambiente profissional.
No entanto, ainda são poucas as empresas que criam políticas de bem-estar emocional. Mas, as instituições não podem mais fechar os olhos para um problema que é tão real e presente na sociedade atual e em nosso país.
Sendo assim, confira agora algumas dicas para você colocar em prática o ano inteiro em sua organização.
1 – Oriente seus funcionários a fazer pausas
Sabemos que o excesso em qualquer coisa, pode fazer muito mal à saúde. Por isso, oriente os colaboradores a fazerem pequenas pausas no dia a dia para evitar o esgotamento mental.
Aqui no Lógica, todo colaborador tem direito a 15 minutos de descanso no café da tarde.
Além disso, peça que todos os funcionários tirem suas férias, assim que tiverem esse direito. Os descansos são de extrema importância para evitar a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho.
Tirar férias, day off e pausas ajudam a preservar a saúde mental e acrescentar um novo ânimo na volta do descanso.
2 – Cuide do clima e da cultura organizacional
Criar um ambiente corporativo feliz e saudável, pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora para qualquer profissional de RH.
Por isso, é muito importante promover engajamento nas equipes, socialização entre os funcionários e implementar uma cultura do feedback para auxiliar na gestão de conflitos.
Cuidar desses indicadores dentro de uma empresa, pode garantir um ambiente corporativo ainda mais agradável.
3 – Implemente uma ouvidoria interna
Sabemos que o tabu sobre o assunto, ainda é muito grande em nossa sociedade. Por isso, muitas pessoas têm medo de contar pelo que estão passando.
Portanto, a implementação de uma ouvidoria interna pode ajudar a conversar com funcionários que desejam se comunicar anonimamente ou virtualmente, por exemplo.
Converse com esses trabalhadores através da ouvidoria para tentar resolver as situações de conflito e estresse no trabalho, além de indicar ajuda especializada, se for necessário.
4 - Ofereça benefícios que cuidem da saúde e bem-estar
Reavalie os benefícios corporativos oferecidos aos trabalhadores, para escolher as opções do mercado que cuidem da saúde e bem-estar.
No Lógica, além do plano de saúde, oferecemos ginastica laboral para os colaboradores 3x na semana.
Incentive atividades físicas, como a prática de Yoga, que alia exercício físico com meditação, estimulando que o indivíduo libere endorfinas e, ao mesmo tempo, relaxe.
Existem outros benefícios que também estimulam o bem-estar dos funcionários, como: vale-cultura, cursos de capacitação, viagens de premiação, incentivos financeiros, entre outros.
Sinais de Alerta: saiba identificar alguns fatores de risco dentro da empresa!
Como falamos no tópico acima, existem alguns fatores que são fundamentais dentro de uma empresa, e a comunicação está entre eles.
É muito importante que o RH ou até mesmo os líderes conversem com seus colaboradores a fim de identificar alguns fatores de risco em relação ao assunto.
Para te ajudar, separamos aqui alguns sinais de alerta que podem ser analisados, como por exemplo:
• Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
• Publicações das redes sociais com conteúdo negativista ou participação em grupos virtuais que incentivem o suicídio;
• Isolamento e distanciamento da família, dos amigos e dos grupos sociais;
• Atitudes perigosas, como: dirigir perigosamente, beber descontroladamente, brigas constantes, agressividade, impulsividade etc.
• Ausência ou abandono de planos para o futuro;
• Despedidas (“acho que no próximo natal não estarei aqui com vocês”, ligações com conotação de despedida, distribuir os bens pessoais);
• Colocar os assuntos em ordem, fazer um testamento, dar ou devolver os bens;
• Queixas contínuas de sintomas como desconforto, angústia, falta de prazer ou sentido de vida;
• Qualquer doença psiquiátrica não tratada.
Depois de identificar esses sinais, a primeira coisa a se fazer, é não julgar ou desqualificar a dor da pessoa. Após isso, é muito importante que haja um incentivo para que ela busque ajuda.
Além disso, não podemos esquecer que hábitos saudáveis como alimentação e atividade física, podem aumentar a qualidade de saúde mental.
Hoje, encerramos por aqui. Esperamos ter ajudado de alguma forma para que você entenda a importância do Setembro Amarelo e o cuidado com os colaboradores da sua empresa.
E para ler mais artigos da Lógica, não deixe de ficar atento a nossa página de blog!