// Entenda o que é o PORTAL.GOV E SAIBA COMO FAZER SEU CADASTRO
Entenda o que é o PORTAL.GOV E SAIBA COMO FAZER SEU CADASTRO

Entenda o que é o PORTAL.GOV e saiba como fazer seu cadastro

O gov.br, portal do governo federal, é uma importante ferramenta para utilizar serviços públicos digitais. Confira como criar sua conta e aproveite os benefícios!

O sistema gov.br é uma fonte importantíssima para realizar seus acessos junto ao governo federal, como seguro-desemprego, INSS, E-CAC, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, ENEM, entre outros. Portanto, para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais, o Governo Federal implementou o cadastro gov.br. A nova plataforma é um canal único, onde o cidadão será direcionado a vários serviços dos órgãos federais, através de usuário e senha.

Acompanhe a leitura a seguir, e aprenda a criar sua conta, segundo o portal GOV.BR 12/2020 e aproveite tudo o que a plataforma oferece!

O que é o gov.br?

É um meio de acesso digital aos serviços públicos digitais, tais como: VRE (licenciamento de empresas), MEI (Microempreendedor Individual), INSS (auxílio emergencial), ENEM, e- CAC (Receita Federal), CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Providencia Social digital), entre outros, com garantia de identificação de cada cidadão.

Como criar conta no gov.br?

    1º Passo: Na página inicial do portal do Governo (gov.br), selecione a opção "Acesse sua conta gov.br", do lado esquerdo da tela;

    2º Passo: Em seguida, pressione "Crie sua conta";

    3º Passo: Insira seus dados, como CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Em seguida, marque as caixas de seleção "Não sou um robô" e "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade". Clique em "Continuar";

    4º Passo: Para prosseguir com o cadastro, valide seus dados informando corretamente sua data de nascimento. Desse modo, clique em "Continuar";

    5º Passo: Será necessário habilitar sua conta para prosseguir. É possível escolher entre receber um e-mail ou código por SMS para continuar o cadastro. Sendo assim, escolha uma das opções e selecione "Continuar". Nesse exemplo foi selecionada a opção "Por e-mail";

    6º Passo: Em seguida, acesse seu e-mail, caso seja a opção escolhida, e entre no link de ativação da sua conta enviado pelo gov.br. O link é válido apenas por 15 minutos, e após a expiração do tempo é necessário realizar uma nova solicitação de reenvio;

    7º Passo: Para finalizar o cadastro, em seguida, é necessário reinserir seu CPF e criar uma nova senha. Desse modo, o portal sugere que a senha possua caracteres maiúsculos, minúsculos, números e caracteres especiais. Em seguida, confirme em "Criar senha".

Formas de autenticação:

Com o objetivo de facilitar a autenticação, utiliza-se um sistema único para cada usuário, e com todos os serviços integrados.

• Utilizar o CPF informado na criação da conta;

• Certificado Digital de Pessoa Física e/ou Pessoa Jurídica, dos tipos A1 ou A3;

• Certificado digital em Nuvem;

• Cadastro de conta no Banco do Brasil.

Como cadastrar o CNPJ?

O representante da empresa, deve conectar-se com o certificado digital da empresa, do tipo A1 ou A3, para cadastrar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Sendo assim, após esta etapa, vincule o acesso da empresa com o usuário do representante.

Aplicativo gov.br:

O aplicativo “Meu gov.br” tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços do portal do Governo Federal. Desse modo, este app está disponível nas plataformas Google Play e App Store.

Gostou de conferir mais informações sobre o PORTAL.GOV? Acesse o blog em nosso site e fique por dentro do universo de finanças e contabilidade!